quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Deixa ir aquilo que não lhe pertence mais


Estava ouvindo a conversa das minhas filhas (que tem somente 9 e 10 anos), indignadas com a postura da mulher traída do clip do Sam Smith, quando vieram na cozinha perguntar minha opinião enquanto eu preparava as lancheiras:
- Mulheres assim não se gostam, e são imaturas por colocar suas vidas e felicidade nas mãos de alguém tão imaturo quanto elas. Ou seja?
- Lei da atração! - respondeu a mais velha.
- Bingo! - adoro quando ela pega as coisas no ar.
- Não são capazes  de enxergar que podem ser felizes sem a pessoa que causa o sofrimento - respondi
- Como assim? - perguntou a menor.
- Só atraímos para nós pessoas na mesma frequência.
- Ah tá - respondeu, lembrando das aulas de 'filosofia' da evangelização infantil que frequentam.
- Isso quer dizer que não podemos encontrar o homem certo? - agora foi a mais velha. Olha o nível das perguntas...pré-adolescência, preocupada e curiosa com o sexo oposto...kkkkk
- Eu já disse que príncipe encantado não sobrevive fora dos livros, não é mesmo? - e elas riram - mas não é porque atraímos alguém tão imaturo quanto nós que temos que 'aguentar' desaforo, traição, etc. Temos que pensar em evoluir, nos melhorarmos, e querer o mesmo de quem caminha com a gente. No caso da mulher do clip, ela não se ama, se engana achando que seu sofrimento vai ser muito maior se largar. Mulheres assim não sabem o que é amar...
A mais velha (minha miniatura), interrompeu minha bela oratória para dar sua opinião adulta (risos):
- Se o amor que tenho a oferecer para um homem não for o suficiente para ele me corresponder, então quem não me merece é ele! - e deixei as duas sentadas em volta à mesa ainda refletindo sobre o assunto, enquanto fui atender ao telefone.
Acho bonitinho - e precoce - a forma como 'tentam' compreender o mundo dos adultos, e pensar que um dia provavelmente terão que lidar com essas questões, faz qualquer coração de mãe estremecer...
Infelizmente não podemos poupá-los, cada um tem um caminho a percorrer, um propósito nessa Terra, mas é nosso dever  orientá-los e embutir antigos valores (digo antigos porque não sei para onde caminha essa geração com tanta libertinagem)... também sei que não sou a pessoa mais perfeita para opinar sobre isso, mas dizia minha antiga psicoterapeuta, que eles lidarão melhor com seus relacionamentos porque me tem como exemplo, se sentirão mais confiantes e fortalecidos mediante a postura que tomarão quando essas questões acontecerem (desejo tanto que ela esteja certa!!!).
Mas voltando ao debate das pequenas, embora o assunto seja bastante complexo e não existam culpados (aprendi a engolir o orgulho e reconhecer que quando algo não vai bem, cada parte tem 50% de responsabilidade)  é preciso ser forte e maduro para dar um basta, afinal, você merece ser feliz e libertar o outro para também ser!
Talvez o que eu queria ter dito, mas não sei se elas entenderiam, é que devemos lutar pela nossa felicidade, mas não sofrer para conquistá-la: precisamos distinguir o que devemos manter em nossas vidas e o que devemos deixar partir, saber como segurar o que é precioso, e soltar o que nos faz sofrer. E quando me refiro ao sofrimento, não falo dele como consequência das dores que os outros nos causam, mas principalmente, ao sofrimento causado pelas nossas escravidões mentais - e posso garantir, são até piores!
As coisas que vivemos e passamos, muitas vezes, são consequências de eventos que estão além do nosso controle, e reconhecendo que não somos 'vítimas', fica muito mais fácil desapegar.
Tarefa árdua, reconheço, mas para aprendermos necessitamos - antes de mais nada - nos permitirmos PERDOAR: perdoar os outros pelas ações que nos machucam ou machucaram, mas principalmente, nos perdoarmos, porque se falhamos, não foi de propósito (afinal ninguém quer se maltratar ou errar). Pior seria se não nos arrependêssemos de nada - e pensar que existe por aí gente assim, egocêntrica, dona da verdade, que passa por cima de qualquer um para atingir aquilo que quer. 
O legal de reconhecer que somos imperfeitos, é saber que podemos aprender com os erros e recomeçar sempre! Por mais difícil e dolorido que seja deixar a pessoa errada ir embora, é preciso senão você nunca encontrará a pessoa certa... assim como você jamais viverá em harmonia enquanto não se despojar de sentimentos que não lhe pertencem mais.
Como acertou Lenine naquela canção: a vida não pára! Tomemos a rédea dela para torná-la mais leve, com um pouco mais de calma e um pouco mais de alma...

Nenhum comentário:

Postar um comentário