quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Filosofia do Debuísmo

Com certeza muitos já ouviram falar do Deboísmo nas redes sociais. Eu ouvi esse termo pela primeira vez esta semana, enquanto pesquisava por correntes filosóficas na internet, que pudessem me salvar da TPM...
Os criadores da “religião do Deboísmo” são o casal goiano Carlos Abelardo e Laryssa de Freitas, que criaram a vertente no Facebook  pois constatavam ali frequentes desentendimentos e cutucadas entre os usuários. 
Começaram então a partilhar mensagens incentivando todos a viver de boa, com respeito e a calma nas relações.
O mascote não poderia ser outro senão o bicho-preguiça, e os fundadores afirmam que a escolha se deu pela serenidade transmitida pelo mamífero, e não pelo seu comodismo.
Algumas características do comportamento de uma pessoa deboísta é o bom humor, a descontração, a paciência e o respeito às opiniões alheias.
A página de fãs da nova religião no Facebook, já alcançou milhares de seguidores em tão pouco tempo, e até o Ministério do Trabalho do Brasil, aderiu ao movimento de pacificação.
Para quem deseja levar essa brincadeira a sério, segue os mandamentos que todo debuísta deve seguir:

1º: Não tretarás com o próximo.
2º: Não deixarás pequenos problemas do dia a dia te atingir.
3º: Respeitarás pontos de vista diferentes e criarás opiniões independentes, com base em seu próprio raciocínio e em sua experiência de vida.
4º: Contagiarás o mundo com o deboísmo, fazendo de tudo para não provocar o mal.
5º: Farás amor e ficarás de boas, vivendo sempre com aquele sentimento de alegria e deslumbramento.
6º: Tentarás sempre aprender algo novo e deixarás a mente fluir.
7º:  Só tomarás decisões importante após longas noites de sono e questionarás as tais verdades absolutas.
8º:  Escutarás boas musicas.
9º: Manterás o corpo, a mente e a alma saudáveis, e estarás sempre disposto a perdoar o outro.
10º: Respeitarás a Mãe Terra, pois ela já estava de boa muito antes de você existir, e não farás com os outros aquilo que não gostaria que fizessem com você.
Perfeito a filosofia, mas lamento dizer que esta, como todas as religiões, também não salva; a transformação sempre dependerá de um esforço ENORME da nossa parte. 
Porém, penso que está mais que na hora de refletir nossas posturas, e não me refiro somente às redes sociais. Enquanto não compreendermos que o outro é nossa extensão, seremos os maiores prejudicados, afinal, para ficarmos bem, basta tratar o outro bem também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário