segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Mulher de Fases

Enquanto meu amigo blogueiro Alexandre Chollet (lê-se    Cérebro Masculino) tenta explicar  o funcionamento do pensamento dos homens e tirar nossas dúvidas em relação ao comportamento dos mesmos, eu quero pedir um minuto de atenção aos homens, senão BERRAR para conseguí-la: custa vocês se interessarem um pouquinho pelo nosso Universo e não nos responsabilizarem tanto por tudo que não dá certo, ou pelo fato de assustarmos tanto vocês?

Quando me refiro ao 'nosso universo', não virei com blablablás nem sentimentalismo: a aula de hoje é cientificamente comprovada pelo psiquiatra Rubens Mario Mazzini Rodrigues, onde ele explica o funcionamento da atividade cerebral feminina, desde a gestação até a maturidade/velhice.

Não vou detalhar todas as fases para não ficar cansativo, irei direto ao ponto, mas preciso primeiramente lembrá-los que vocês homens praticamente tem o mesmo cérebro a vida inteira por produzirem basicamente a testosterona. Já nós, levando em conta todos os ciclos da vida, produzimos vários: estrogênio, progesterona, testosterona em menos quantidade, oxitocina, vazopressina, cortisol, DHEA, androstenediona, alopregnelolona, hormônios gestacionais (prolactina, HCG, hormônio luteinizante, etc), e isso muda tudo!

Apesar do cérebro feminino e masculino serem anatomicamente iguais, suas funções são diferentes: enquanto a produção de testosterona vai diminuir nos homens a produção dos neurônios do centro de comunicação da fala e audição, vai aumentar os mesmos no centro da sexualidade e agressividade. Já nas mulheres a ausência desse hormônio permite com que se desenvolva mais conexões nos centros da comunicação e da emoção. Isso justifica porque somos mais falantes e emotivas???

Em condições normais e aceitáveis, a partir da puberdade o ciclo menstrual passa a interferir no nosso humor, e a produção de hormônio se altera a cada período: 

Na 1ª e 2ª semanas há um aumento de estrogênio no hipocampo, permitindo que o cérebro trabalhe com mais agilidade e rapidez. Em contraposição, na 3ª e 4ª semana a progesterona torna o cérebro mais sedado e lento, mais irritável e menos focado, e isso se deve também à queda do nível de seretonina e do mau funcionamento do córtex pré- frontal, causando emoções dramáticas, exageradas e descontroladas.

Vocês sabiam que 80% das mulheres que menstruam tem o humor afetado por essas alterações hormonais, e que essa oscilação de humor é normal, acontece mesmo, e não é bipolaridade? (sim, porque agora virou moda todo mundo ser bipolar...). Mas as mulheres precisam ficar atentas e investigar, porque se a TPM for mais acentuada, provavelmente você tenha TDPM (Transtorno Disfórico Pré-Menstrual), cujos sintomas são a depressão, crise do pânico, hostilidade, medo, crises de choro, ataques de raiva e enxaqueca, e para tal existe tratamento.


Um estrago do tamanho de uma amêndoa

Enquanto no homem o orgasmo depende essencialmente do pênis, nós mulheres somos complicadas e necessitamos da colaboração de diversos fatores, entre eles, da atividade neural (clique aquiRevista Mente & Cérebro).

A amígdala cerebral é fundamental para a auto-preservação por ser o centro identificador do perigo: gera o medo, a ansiedade, e nos coloca em alerta. Se lesionada, faz com que o indivíduo perca o sentido afetivo da percepção de uma informação vinda de fora (que não é o caso a tratar aqui); se estimulada, na mulher provoca estresse e agressividade, enquanto se desativada, a torna mais dócil, afetiva, e sexualmente pronta para atingir o orgasmo.

Vocês sabiam que a amígdala cerebral feminina emitem uma reação de alerta ao menor sinal de rejeição ou rompimento amoroso? - com consequência, as enxaquecas - mas o medo pelo término da relação também causa o mesmo efeito; quando ela é estimulada, cai a produção de oxitocina, seretonina  e dopamina, aumenta a de cortisol, e não queiram estar por perto para ver o resultado disso: altos níveis de estresse!

Outro fator importante a ser colocado é que a mulher só consegue atingir o orgasmo se as funções dessa amígdala estiverem desativadas, portanto, depois de um dia cheio de trabalho, casa, filhos... isso levará um bommmm tempo...ou seja, vocês HOMENS precisam caprichar nas PRELIMINARES. Ainda assim, corre-se o risco do orgasmo não acontecer porque os aborrecimentos ocorridos durante o dia são o suficiente para despertar a amígdala, e às vezes, nem uma máquina mortífera é capaz de relaxá-las (estou rindo horrores dessa familiaridade).

Uma curiosidade a respeito: ingerir chocolate em excesso desativa essa amígdala, e seu efeito é comparado à satisfação sexual, o que melhora nosso humor e diminui a agressividade (parceirossss: que tal aumentarem o estoque de chocolates?rs).

Também para a maioria das mulheres, a segurança na relação aumenta a intimidade, fazendo relaxar,  e consequentemente, gozar mais rápido. Então, se vocês não forem assim tão íntimos, sugiro levar agrados como flores, chocolates, e gentilezas no geral, afinal, a idéia é colaborar para relaxar nossas amígdalas, certo?!

A verdade é uma só: vocês não vivem sem nós, e nós não vivemos sem vocês...então será que por hora podemos nos dar uma trégua?

Nenhum comentário:

Postar um comentário